terça-feira, 17 de março de 2020
feliz dia das rainhas
E neste dia dedicado exclusivamente a você pessoa que tanto admiro, mais nem percebe isso, eu só queria acordar ao seu lado e te namorar por um instante que te pudesse te saciar, e depois de todo carinho, possível te perguntar sair ou almoçar fora cinema no shopping ou cinema em casa, um almoço simples ou num restaurante, todos os dias são seus pois são vocês que o fazem mais lindo, mais cheiroso, bagunçado, organizado e as vezes teimoso, vocês são as peças que corrige esse mundo, são as chaves para lugares inacessíveis, representam muito e poucas delas sabem, tem grande coração, tem amor sem medidas, por isso muita vezes se perdem nas ilusões, mais nem por isso deixam de serem a mais linda flor em qualquer Jardim, e para você é assim mais um ser, Uma grande companheiro que chegou e ao mesmo tempo partiu, mesmo assim oro a Deus por te e por seus dias, que não se perca por falsas ilusões, Que cresça e sempre apareça na discrição, parabéns pelo seu momento porquê todos os dias são seus, Feliz dia das eternas Rainhas.
domingo, 16 de junho de 2019
Os homens que escreve
A
poesia já existe em vossa entranha, o carisma em vossa palavra, ele é o
arquiteto das obras mais condensadas, sabe esmiuçar bem as entrelinhas, se
veste como noivo em dia de casamento, falam pelos cotovelos, e quando possível
sabe conduzir a sua clientela a consumi somente o necessário ao bem da sua
filiada. Não representa partido, credo ou raça de nenhum, respeita a
diversidade cultural em larga escala e são os melhores articuladores quando o
assunto é segredo. Todo ele tem segredos mais poucos compartilham com alguém. Às
vezes são fortes, às vezes são fracos, se expressam de forma súbita e direta, põem
em pauta seus melhores momentos utilizando-se de metáfora ou parábolas, sabe
como entrar e sair de casas, prédios, repartições e até relacionamentos e
conversas indesejadas. Nem sempre são agradáveis aos olhos de quem ver, pois sua
imagem é reescritas através das incansáveis leituras realizadas gramaticalmente,
são nada mais nada menos que os melhores críticos literários, mais às vezes
deixam de proposito a desejar, escapando do contexto uma palavra ou frase escandalosa,
para ganhar seus minutos de fama e sair do anonimato. No ato de amor pela
escrita revisam várias vezes seus textos e quando sente que não conseguiu
atingir seu objetivo, recomeça tudo de novo, relendo passo a passo os Aurélios
da vida, que sempre assistida, fala em miúdos em paginas brancas e amassadas,
as saudades envolvidas, não se asseguram de riquezas eternas, dinheiro nunca o
faz falta, porém nunca são suficiente, entre mentes e desenganos são presentes,
primos e amigos muitas vezes da mentira, sobressai com um belo conto de fada
agradando as crianças e os que voltam das jornadas cotidiana do dia a dia. Escreve,
pois para satisfazer seus interesse e quando não escreve daquilo que te convém,
parecem vegetar muitos dos momentos. Mendiga como aluno, na sala de aula, por
papel e caneta para ver se é possível continuar a lição que muitas das vezes
não é necessário escrever de tão complexa que é.
Texto Dissertativo, de até 15 linhas. Tema: Reflexão sobre a Formação do Professor de História e Ensino de História na Atualidade.
Conforme leituras
diversas e embasamento teórico podem fazer algumas analises sobre a formação do
professor de história na atualidade, mas, porém é preciso voltar no tempo e
ressaltar os ponto e fragmentos da história que proporcionou chegarmos até aqui
e mediante moldes das leis constitucionais pode-se se se deleita das
necessidades dessa formação do docente. Em fragmento traçarei alguns destes
pontos. Fragmento 1° “É conhecido
desde sec. XVII que essa necessidade já era proclamada e com a introdução de um
dos seus principais mentores, o filosofo São João Batista de La Sales no ano de
1684, seminário dos Mestres”. Fragmento
2°, “No Brasil a questão do preparo de professores emerge de forma
explícita após a independência, quando se cogita da organização da instrução
popular. A partir daí, examinando-se a questão pedagógica em articulação com as
transformações que se processaram na sociedade brasileira ao longo dos últimos
dois séculos podem distinguir os seguintes períodos na história da formação de
professores no Brasil”. Apesar das leis
de diretrizes de bases e dos aspectos infindáveis que estão por mesclar a
educação em todo contexto sócio educacional entendemos que uma boa educação não
é possível se não houver um equilíbrio entre ambas as partes, “questão da
formação de professores não pode ser dissociada do problema das condições de
trabalho que envolvem a carreira docente, em cujo âmbito devem ser equacionadas
as questões do salário e da jornada de trabalho. Com efeito, as condições
precárias de trabalho não apenas neutralizam a ação dos professores, mesmo que
fossem bem formados. Tais condições dificultam também uma boa formação, pois
operam como fator de desestímulo à procura pelos cursos de formação docente e à
dedicação aos estudos”.
Ou seja, só é possível
dar essa assistência precisa de formação ao docente se houver condições reais e
adequadas ao desempenho do trabalho e diante disso se faz necessário o
provimento dos recursos essenciais que corresponde aos métodos institucional de
ensino. Pois se não tem este é na verdade e de fato um dos grandes se não o
maior desafio enfrentado pelo meio acadêmico.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
EM OUTRAS PALAVRAS
Em outras palavras...
É interessante como uma pessoa pode ser mudada através de um
simples gesto ou uma porção de palavras inscrita pela emoção de viver, é tão fantástico
como atitudes advinda do coração pode transformar vidas dilaceradas pela
insegurança e incertezas, é tão bom saber que és amado pelos simples fatos do
amor também ser amizade e de todas as faces constituída desse grande e perfeito
sentimento o dom da amizade é o ponto fundamental de qualquer situação
relacionada a vida. Vida essa que cheias de momentos difíceis eleva aquele que
busca aprender diante dessas circunstancias e tirar proveito desses
conhecimentos e atos de aterramentos contra o seu semelhante. Hoje ao te ver
mais uma vez reafirmo nossa amizade , e cresce ainda mais meu carinho por você,
a distância então não impede de um ajudar ao outro nem distorce nossas
palavras, creio em Deus que tudo se normalizará em sua vida familiar e em
oração ao espirito santos abrirá a mente dos seus, para que a vida siga seu
curso de esperança e prosperidade para quem tem sede de conhecimento e corre em
busca dos seus objetivos, hoje é um dia novo, novo momento, sabemos bem que não
existe amanhã, e sim apenas uma ilusão que criamos para suprir nossas falhas ou
frustrações do hoje, também sei mediante esses sentimentos que criamos também
expectativas de um outro dia por ter
feito o dever, por ter cumprido as tarefas de ser um ser humano amado por Deus,
por ser homem, mulher criança e família, por ser gente sociedade , sempre ativa
e presente em cada situação. Em outras palavras somos o que queremos ser,
nascemos para ser livre e não podemos omitir nossa oportunidade, pois isso não
nos impede de compartilhar com os nossos e chama-los a participar de cada
segundo respirado, isso não nos impede, bastar olhar dentro dos nossos olhos e
vivenciar conosco em nossas ações, estranho seria não amar àqueles que nos
presenteia com o brilho de viver sempre, com oração sempre, com as palavras
certas continuamente.
Em outras palavras.
terça-feira, 29 de novembro de 2016
poeta sem lagrimas
Ele pode fazer das
palavras um esconderijo, do segredo um assombro, dos versos uma trajetória, sua
experiência transforma vidas, em seu coração não existe lagrimas e sim poesias,
sempre dizendo vamos em frente ele segue os caminhos que a vida fez, pois, a
vida é que segue ele, o poeta realmente não chora o titulo é só para confundir
sua mente e de mentiras todos andam cheios, sabem aquela passagem da palavra
que você não observou? Que triste você sobrou na primeira esquina, sua lida
dependia daquilo e La se foi sua amada, não era para ser assim culpada,
maltrata, cheia de sombras e dúvidas. O poeta vem pensando no tempo posto em
chama, vem pensando se amar, detesta ou aranha sua aventura tristonhttp://br.blastingnews.com/economia/2016/11/petroleo-sergipano-registra-queda-nos-ultimos-meses-001273945.html,
sem manha assanha, o que se apanha na entranha, você não sabe porque tudo acontece,
por isso não tece o que pode te satisfazer.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
A educação é fator fundamental e primordial na vida de todos basta acreditar.
Os princípios
educacionais dependem de cada um
No Brasil colocar uma criança
para realizar um serviço considerado tarefa de um adulto pode ocasionar sansões
ao indivíduo que o fizer, tal ação gerará polêmicas e grande repercussão se
houver alguma denúncia. Mais quando se trata de outro país as coisas são
totalmente diferentes. Por exemplo: no Japão, essas pequenas práticas que
consistem desde varrer um corredor, ajudar na merenda e limpeza da escola são ações
efetuadas normalmente, entre o ensino médio e fundamental.
Segundo o professor Toshinori,
não há porque reclamar de algo que sempre existiu. Na escola, não é apenas
atribuído ao estudante o ensino de matérias, eles aprendem também a preservar o
bem público e torna-se cidadão respeitador.
Nas instituições de ensino
japonês, além dessas atividades feitas pelos alunos no ambiente escolar não existem
refeitórios, a merenda quando disponibilizada se dar em sala de aula e são os
próprios alunos que serve e organiza a distribuição entre si. Ao finalizar a
refeição eles se dividem em grupos e realiza a limpeza do ambiente. Os alunos
contam ainda com um dos professores que organiza as tarefas a serem cumpridas.
Entre os japonese há uma
preocupação em mostrar aos visitantes estrangeiros como são suas tradições no
ensino escolar. Algumas prefeituras empregam muitas pessoas que falam dois
dialetos. É o caso de alguns brasileiros como a senhorita Mie Tamada, residente
a 15 anos na província de Nara e atua a mais de 20 anos como voluntaria ela nos diz que "Neste período, não melembro de nenhum pai que tenha questionado a participação do filho na limpezada escola".
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
sociedade e opinião
Eu fico imaginando como nós brasileiro somos tão preguiçosos para ler , e como essa atitude interfere em nosso aprendizado futuro, descobrir recentemente minha dificuldade em concordar com as frase, quando estou no plural, esqueço o singular, e quando estou no singular esqueço o procurar , é o tipico tomar café sem leite e acha que está tudo bem, é como mergulhar num rio e sair sem perceber o encanto das águas ocultas.Não vejo muita diferença entre o que penso e o que os outros pensam, afinal são apenas ideias imaginativas de ambas as partes, de ambos os lados, eu acredito em óvnis e ETs e coisas de outro mundo, já outros preferem ficar preso somente na religião. Comportamento que aprovo até que não haja fanatismo , toda forma de doutrinação forçada ou cheia de ilusão, transforma o ser humano e o faz ir bem longe da sua capacidade emocional e racional. depois disso não se pode mais imaginar nada, pois estamos presos as formas contraditória de viver em conjunto ou socialmente.
notícia do meu Brasil (estado)
O FPE que representa
60% da arrecadação diminuiu consideravelmente e este ano no mês de junho, essa
perda totalizou R$ 8 milhões em comparação a mesmo período no ano passado.
Alguns dos servidores
inativos, como é o caso da senhora Lia Santos com idade de 68 anos, diante da
situação necessitou equilibrar as dividas diante desses atrasos no pagamento. “Até
a minha alimentação ficou comprometida com os atrasos nos pagamentos. Minha
feira caiu de R$ 800 para R$200. Ando recebendo muitas cobranças, porque não
estou com as contas em dia e isso é um constrangimento. Só queria ter a certeza
de uma data fixa para receber meu pagamento”. Ressaltou.
O quadro é tão desfavorável
ao estado, que o secretário de Estado da Fazenda, informou que até os
pagamentos dos fornecedores foram comprometidos. “Essa é uma crise bastante
grave. E faz com que o estado não tenha condições de honrar com os pagamentos
que ele tem que fazer durante o mês, como salários e fornecedores. O governo
tem atuado localmente no sentido de se desfazer de determinados bens, como
imóveis e áreas do estado. Estamos buscando alternativas junto ao governo
federal para compensar a queda de arrecadação”. Revelou
Devido à diminuição doFundo Participativo dos Estados, com cálculos de 3,9% a menos em contrapartida
ao ano de 2015, estes dados influência no processo de arrocho financeiro. Pois em
2015 foi gasto um montante de R$ 8,62 bilhões, este ano as projeções foram de
R$ 8,29 bilhões. De acordo com a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento
de Gestão do Governo de Sergipe, houve uma redução nos gastos mediante, a parte
administrativa, secretaria de saneamento, ciências e tecnologia, transporte,
desporto e lazer.
cuidado com os vetores do Aedes Aegypti
O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas" agora é a vez do Mayaro, segue informações no link
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
Qual a causa?A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
Como tratar?Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
Qual a causa?A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
Como tratar?Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
você é hipocondríaco?
O indivíduo
hipocondríaco tem uma necessidade constante de falar sobre doenças, conhecer
seus sintomas e uma preocupação com remédios. Aonde vai levar consigo uma
farmácia ambulante, pois o medo com a doença o faz estar sempre prevenido! Têm
em sua agenda os telefones dos consultórios médicos que costuma ir, bem como o
telefone particular do médico no caso de uma emergência.
Como alguém pode
tornar-se hipocondríaco? Há diversas explicações e possíveis causas. As mais
comuns são aquelas em que o indivíduo já traz consigo uma história de
preocupações com doenças do seu ambiente familiar. Onde a mãe ou o pai ou
ambos, faziam discursos repetitivos, quase cotidianamente, envolvendo
preocupações com a saúde, sejam relativas aquilo que o indivíduo iria comer,
como ao ambiente que iria frequentava condições atmosféricas, vestuário a ser
usado, higiene pessoal e assim por diante.
Esse tipo de incomodo
acentuado em relação a isso habitua a criança a pensar que ela é indefesa em
sua saúde, por isso deve estar atenta a qualquer pequeno sintoma para logo
tomar providências. Uma palpitação mais forte causada por uma emoção qualquer,
já pode ser interpretada como possível problema cardíaco; uma dor lombar por
uma posição desconfortável ao dormir, pode ser vista como problema sério de
coluna; um mau funcionamento intestinal pode gerar a suspeita de câncer de
intestino; uma azia por uma feijoada mal digerida pode causar preocupação com a
presença de úlcera no estômago ou gastrite.
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
esse som alto
Muitas vezes somos incomodados por festas,
eventos ou pelo funcionamento de bares e casas noturnas. Quando reclamamos,
ouvimos a alegação de que “o barulho foi autorizado”. Mas não importa se a
prefeitura concedeu ou não alvará para a prática de algum evento ou
funcionamento de algum bar ou casa noturna. O que ocorre aqui é, segundo a
legislação federal, um crime. Cabe aos proprietários de seus bares e de suas
casas noturnas impedir a saída do som para a parte externa de seus
estabelecimentos. Pouco importa também a existência de prova técnica que ateste
a quantidade de decibéis. A polícia tem que agir. E tem mais: o cidadão quedenuncia o crime não é obrigado a acompanhar a polícia até a delegacia. Ocidadão que informa o Estado sobre uma infração penal não cometeu nenhum atoilícito que lhe obrigue a isso. É suficiente que a polícia anote seus dadospara fins de relatório e investigação.
Som
alto é crime e crime tem que ser punido. Essa é uma obrigação do Estado e ele
é, nesses casos, representado pela polícia. A penalidade para a perturbação do
sossego alheio é a prisão por período de 15 dias a 3 meses, ou multa e, se a
emissão do som atingir níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde
humana (Decreto 6.514 de 22 de Julho de 2008), haverá um caso de Poluição
Sonora e para este crime as multas variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil.
Portanto,
cidadão, reaja, não aceite o abuso sonoro por parte de vizinhos e não aceite a
omissão da polícia, o que também é crime. Procure a polícia (militar e/ou
civil) e exija os seus direitos garantidos por lei.
escrita e leitura
A produção de sentidos a partir da leitura ,
seja ela pela criança , pelo leitor jovem ou adulto está relacionadaa vários
elementos, entre os quais podemos destacar: o ambiente de leitura; a formação
histórico-cultural do leitor; sua disposição pessoal para a leitura; as
leituras anteriores feitas pelo leitor; a forma como a leitura é mediada etc.
Os alunos devem ser
percebidos como leitores plurais,e as mediações, por outro lado, necessitam de
critérios e ações capazes de levar o leitor iniciante a valorizar a leitura e a
reconhecê-la como um processo de escuta que conduz a novos horizontes.
É necessário que os
professores avaliem suas práticas, no que se refere á indicação de leituras
para os alunos.O trabalho a partir de
obras legitimadas, com interpretação acompanhada pelo professor através de
avaliações ou atividades valorizadas, na maioria das vezes não leva em conta a
qualidade do texto e todas as suas possibilidades. Ao contrário, restringe a
interpretação a uma série de perguntas e respostas que não ajudam na formação
do leitor.
a dor da saúdade
Você pode passar a sua vida inteira viajando, trabalhando, estudando. Pode passar sua juventude se divertindo, saindo com os amigos. Pode aprender inglês, francês e espanhol. Fazer o mestrado ou o doutorado dos sonhos.
Almejar o mais alto cargo da sua classe. Você pode ler mil livros. Comer os melhores doces. Tomar os melhores vinhos. Você pode ver as paisagens mais lindas que existe nesse mundo. Você pode ter feito tudo o que teve vontade e sonhou, e tudo isso ficará marcado na sua historia, como lembranças preciosas de quem viveu muito bem.
Mas se ao final da vida, você não tiver alguém para quem contar suas melhores aventuras, rir com as mudanças físicas em suas fotos, preparar-lhe um café da tarde, segurar sua mão na hora da dor, sair correndo para comprar aquele remédio ou simplesmente esperar ansiosamente a sua volta para casa. Você pode ter vivido o que desejou, mas não viveu uma das grandes dádivas dessa vida, o amor.
Boa noite
terça-feira, 8 de novembro de 2016
a linguagem
A linguagem exerce
papel preponderante na constituição dos sujeitos, visto que é através dela que
nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre o
micro e macro universo, e estabelecemos nossas relações sócio-afetivas. Apesar
da relevância inquestionável da sua importância para os seres humanos, a
possibilidade de construção da mesma para os surdos, tem sido secularmente
negada, ao privá-los da aprendizagem da Língua de Sinais desde tenra idade.
Esta resistência à Libras, presente tanto no seio familiar das crianças surdas,como na maioria das instituições de ensino, deriva dos mitos e preconceitos quese autoperpetuam em relação aos surdos e a Língua de Sinais. Contudo os estudos
realizados com crianças surdas filhas de pais surdos, as quais têm a
possibilidade de aprenderem a Língua de Sinais como primeira língua, já nos
primeiros contatos com o seu entorno, são conclusivos no sentido de mostrar a
importância da mesma para que estas construam uma linguagem plena e autêntica,
alcançando os mesmos patamares de desenvolvimento do que as crianças ouvintes
inseridas em um ambiente linguístico de modalidade oral-auditiva.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
o que é intolerância religiosa, que eu não sei...
engraçado como as pessoas tendem a se perguntar o que seja intolerância religiosa e o porque de tantos conflitos envolvendo tal situação.Eu diria que essa forma errada de buscar respostas sobre tal assunto já é de antemão intolerante, pois se os fatos acontecem é por culpa nossa , é por sermos intolerante em muitos dos momentos que deveríamos sermos contrários a atitudes que promovem os desenganos e desrespeito a vida e ao nosso espaço, a nossa opinião, e essa modalidade praticada pelas nossas religiões impõem ritmos acelerados de coisas improprias a nossa cultura e a nosso comportamento, onde muitos ver intolerância eu vejo pouca ou nenhuma oportunidade de aprender a viver em união com o próximo , eu vejo incapacidade do ser humano em acreditar e respeitar a crença do outro , eu vejo uma disputa entre as doutrinas em relação a espaço, eu vejo um expansionismo exacerbado com segundas intenções e medo de perca das coisas conquistadas por meio da fraqueza da razão humana.
estou sendo intolerante com as palavras , até porque as ideias me fogem quando estou a pensar até onde é capaz de chegar um indivíduo que se diz humano, e age muita das vezes como animal , e entre as vezes canibal, devorando todas as coisas fáceis, todos os direitos livres , todas as vidas inocentes. meu modo de pensar penetra mundos complexo e invade lugares inimagináveis, é como a luz do sol , demora mais quando chegar queima, mais porém em certos momentos ajuda a desenvolver o organismo, como proteínas ou simplesmente substância benéficas ao corpo.
TO BE ....
Enem sergipe
Os alunos que realizaram a prova do (ENEM) no dia
hoje na capital sergipana, deixaram registrado ao jornal G1 os seus lamentos em
relação às questões. Eles foram questionados sobre esse primeiro e o que
acharam da elaboração da prova e como se saíram nesta etapa que envolve as
questões sobre ciências humanas e ciências da Natureza
“Foi tranquilo no meu
caso a questão era mais o método. Já que faço a prova para obter conhecimento e
o debater em sala de aula. O que posso dizer é que a prova de química estava
terrível”. Ressaltou o docente de letras, o senhor Leandro Mateus, que resolveu
fazer o exame para conhecer a metodologia aplicada pelo MEC.
No caso da aluna
Laudicélia Souza Santos, a realização da prova este ano é para concorrer a uma
vaga na área de fisioterapia. “química estava muito difícil, o resto foi mais
tranquilo. Para amanha eu dediquei mais para a redação” disse a estudante.
já a jovem Fabíola Luana Alves, com uma bagagem ampla em várias edições do Enem e com vontade de almejar uma oportunidade de bolsa para gastronomia, informa que a falta de dedicação daquele que se inscreveu para prova resultou em uma insatisfação, pois a prova estava bem complicada. ”estava bem difícil. Quem não estudou ficou boiando. química estava difícil. E para amanhã a redação é mais dificultoso” deixou claro.
“ achei maleável a prova de hoje”. “Somente a prova de química foi maiscomplicada” falou George Lima dos Nascimento, um dos concorrentes a vaga parabacharelado em direito.O desgaste, como sempre contribuiu e atrapalhou muitos alunos no momento daprova, a estudante Islei Daniela.” A pior prova foi a de ciências. Mas o piorfoi o cansaço de ter que estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Agora mesmo voutrabalhar e amanhã tenho prova” disse ela. Seu desejo é conseguir uma bolsapara o curso de enfermagem.
já a jovem Fabíola Luana Alves, com uma bagagem ampla em várias edições do Enem e com vontade de almejar uma oportunidade de bolsa para gastronomia, informa que a falta de dedicação daquele que se inscreveu para prova resultou em uma insatisfação, pois a prova estava bem complicada. ”estava bem difícil. Quem não estudou ficou boiando. química estava difícil. E para amanhã a redação é mais dificultoso” deixou claro.
“ achei maleável a prova de hoje”. “Somente a prova de química foi maiscomplicada” falou George Lima dos Nascimento, um dos concorrentes a vaga parabacharelado em direito.O desgaste, como sempre contribuiu e atrapalhou muitos alunos no momento daprova, a estudante Islei Daniela.” A pior prova foi a de ciências. Mas o piorfoi o cansaço de ter que estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Agora mesmo voutrabalhar e amanhã tenho prova” disse ela. Seu desejo é conseguir uma bolsapara o curso de enfermagem.
Alguns alunos que não
dispuseram de recurso financeiros nem tempo para dedicação total aos estudos,
apostaram em muitos dos temas propostos encontrados nas redes sociais, foi o
método utilizado pela candidata Gislane Fonseca, que busca conseguir uma das
vagas para farmácia.
“Eu estudei pela
internet e participei de aulões, onde tirei dúvidas sobre vários temas. Achei a
prova no geral muito boa. Caíram questões sobre o momento atual que vivemos no
país. Parece que tinham uma bola de cristal. Somente química que eu achei a
pior”, revelou.
O domingo será mais um
dia em que os alunos terão mais uma prova, dessa vez português, matemática e a
redação estarão presentes. No entanto o tempo da prova aumenta mais uma hora,
mais o horário de entrada nos locais da realização permanece o mesmo.
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
domingo, 30 de outubro de 2016
Sergipe será palco da Mostra de Artes sem Barreiras
Sergipe será palco da
Mostra de Artes sem Barreiras de 01 a 4
de novembro .Abertura dia 01/11 às 20:00 no Teatro Atheneu.Contamos com seu
apoio,divulgando, participando.
Admito que o deficiente seja vítima do
destino.Mas,não posso admitir que seja VÍTIMA DA INDIFERENÇA (JFK).
A inclusão de pessoas
portadoras de deficiência no universo das artes tem sido uma bandeira do Ponto
de Cultura ‘Albertina Brasil’, que em novembro fará uma grande mostra com a
presença de grupos de outros Estados. A VI Mostra Nacional Albertina Brasil de
Artes Sem Barreiras ocorre de 3 a 10 de novembro com atividades em Aracaju,
Nossa Senhora da Glória, Simão Dias e Tobias Barreto.
Haverá a participação
de grupos e palestrantes de dez estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do
país. A vasta programação conta com palestras, oficinas, mesas redondas e
apresentações artísticas. Segundo Manoel Messias Cordeiro, representante do
Ponto de Cultura e um dos idealizadores da Mostra, o evento é uma oportunidade
de mostrar para a sociedade que a arte não tem barreiras.
“Nosso objetivo maior é
divulgar a cultura e a arte inclusiva nos quatro cantos do Estado. Além disso,
teremos oficinas e palestras com a proposta de preparar e ensinar as pessoas a
conviver com a pessoa portadora de deficiência”, explica Manoel Messias.
Dentre os grupos que se
apresentarão durante a Mostra estão a Cia de Dança Loucurarte, do Ponto de
Cultura Albertina Brasil, que vem realizando um trabalho de destaque em dança
de cadeira de rodas, e o ‘Tambores do Sertão’, do Ponto de Cultura Luz do Sol,
que também faz um trabalho de inclusão de pessoas com deficiência através da
música.
Manoel Messias destaca
ainda a presença das cantoras Sara Bentes, do Rio de Janeiro, e Marjorie Porto,
de Santa Catarina, ambas com deficiência visual. As duas têm se destacado no
cenário da música nacional. “Sara já recebeu várias premiações nacionais e até
internacionais pelo trabalho desenvolvido e a Marjorie ficou nacionalmente
conhecida ao participar do programa Ídolos”, ressalta Messias.
A abertura oficial do
evento acontece no dia 05 de novembro, às 8h, no Centro Estadual de Educação
Profissional José Figueiredo Barreto, localizado na Rua Laranjeira, S/N, ao
lado da Escola Normal. Ao longo da mostra também ocorrerão eventos paralelos
como vivências, cursos e oficinas.
Legislação no Brasil
Regra de direito ditada
pela autoridade estatal e tornada obrigatória para manter, numa comunidade, a
ordem e o desenvolvimento”. Esta é a definição de “lei” dada pelo dicionário
Aurélio. As leis são o que garantem uma sociedade segura e pacífica, na qual os
direitos coletivos e individuais são respeitados. Sem elas, cada pessoa agiria
de acordo com seus próprios conceitos e idéias. Mesmo em uma sociedade
organizada, há desentendimentos e conflitos entre os cidadãos. E é a lei que
deve proporcionar uma maneira de resolver tais conflitos, pacificamente. O
Brasil é um exemplo de país com um sistema legislativo bem elaborado e rígido.
Pela ótica simplista de uma criança, deveria ser um país sem muitos conflitos.
No entanto, o que se vê é um descaso do brasileiro com as leis que regem o
País. As próprias autoridades, responsáveis por elaborar e validar as leis, não
dão o exemplo. Prova disso são as denúncias de crimes e corrupção publicadas
diariamente pelos meios de comunicação. Mas, por que o brasileiro é capaz de
fazer boas leis e não é capaz de cumpri-las? De acordo com o sociólogo Roberto
DaMatta, a principal causa é que o brasileiro acha que o Estado pode e deve
resolver todos os problemas. “É muito mais fácil fazer uma lei do que analisar
o que está errado e tentar mudar o comportamento. A tendência é pensar que a
mudança está dentro da lei e não dentro das pessoas. Se a lei não estiver
internalizada, ela não será cumprida. Se me flagrarem, aí é outra história”,
diz. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um exemplo de legislação moderna,
considerada de Primeiro Mundo, mas que ainda está longe de ser efetivamente
cumprido. Transcorridos oito anos de sua implementação, apesar de vários
avanços, ainda são poucas as crianças que são transportadas corretamente em
cadeirinhas ou assentos de segurança, poucas pessoas não usam o cinto de
segurança no banco traseiro do veículo, muitos
pais continuam entregando as chaves do carro para o filho sem carteira de
habilitação e centenas de motoristas ainda dirigem embriagados, avançam o sinal
vermelho e falam ao celular enquanto dirigem, entre outras infrações
registradas diariamente nas ruas e estradas.
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
sem saída
Pois se o mundo é uma bola, não a mais com que se preocupar com aqueles que vos faz mal, na próxima volta que o mundo der, trará consigo todos os atos de injustiça praticados por eles, quem viver verá.
Assinar:
Postagens (Atom)