domingo, 16 de junho de 2019

Texto Dissertativo, de até 15 linhas. Tema: Reflexão sobre a Formação do Professor de História e Ensino de História na Atualidade.



Conforme leituras diversas e embasamento teórico podem fazer algumas analises sobre a formação do professor de história na atualidade, mas, porém é preciso voltar no tempo e ressaltar os ponto e fragmentos da história que proporcionou chegarmos até aqui e mediante moldes das leis constitucionais pode-se se se deleita das necessidades dessa formação do docente. Em fragmento traçarei alguns destes pontos. Fragmento 1° “É conhecido desde sec. XVII que essa necessidade já era proclamada e com a introdução de um dos seus principais mentores, o filosofo São João Batista de La Sales no ano de 1684, seminário dos Mestres”. Fragmento 2°, “No Brasil a questão do preparo de professores emerge de forma explícita após a independência, quando se cogita da organização da instrução popular. A partir daí, examinando-se a questão pedagógica em articulação com as transformações que se processaram na sociedade brasileira ao longo dos últimos dois séculos podem distinguir os seguintes períodos na história da formação de professores no Brasil”. Apesar das leis de diretrizes de bases e dos aspectos infindáveis que estão por mesclar a educação em todo contexto sócio educacional entendemos que uma boa educação não é possível se não houver um equilíbrio entre ambas as partes, “questão da formação de professores não pode ser dissociada do problema das condições de trabalho que envolvem a carreira docente, em cujo âmbito devem ser equacionadas as questões do salário e da jornada de trabalho. Com efeito, as condições precárias de trabalho não apenas neutralizam a ação dos professores, mesmo que fossem bem formados. Tais condições dificultam também uma boa formação, pois operam como fator de desestímulo à procura pelos cursos de formação docente e à dedicação aos estudos”.
Ou seja, só é possível dar essa assistência precisa de formação ao docente se houver condições reais e adequadas ao desempenho do trabalho e diante disso se faz necessário o provimento dos recursos essenciais que corresponde aos métodos institucional de ensino. Pois se não tem este é na verdade e de fato um dos grandes se não o maior desafio enfrentado pelo meio acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário