quarta-feira, 9 de novembro de 2016

escrita e leitura

 A produção de sentidos a partir da leitura , seja ela pela criança , pelo leitor jovem ou adulto está relacionadaa vários elementos, entre os quais podemos destacar: o ambiente de leitura; a formação histórico-cultural do leitor; sua disposição pessoal para a leitura; as leituras anteriores feitas pelo leitor; a forma como a leitura é mediada etc.
Os alunos devem ser percebidos como leitores plurais,e as mediações, por outro lado, necessitam de critérios e ações capazes de levar o leitor iniciante a valorizar a leitura e a reconhecê-la como um processo de escuta que conduz a novos horizontes.
É necessário que os professores avaliem suas práticas, no que se refere á indicação de leituras para os alunos.O trabalho a partir  de obras legitimadas, com interpretação acompanhada pelo professor através de avaliações ou atividades valorizadas, na maioria das vezes não leva em conta a qualidade do texto e todas as suas possibilidades. Ao contrário, restringe a interpretação a uma série de perguntas e respostas que não ajudam na formação do leitor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário