A produção de sentidos a partir da leitura ,
seja ela pela criança , pelo leitor jovem ou adulto está relacionadaa vários
elementos, entre os quais podemos destacar: o ambiente de leitura; a formação
histórico-cultural do leitor; sua disposição pessoal para a leitura; as
leituras anteriores feitas pelo leitor; a forma como a leitura é mediada etc.
Os alunos devem ser
percebidos como leitores plurais,e as mediações, por outro lado, necessitam de
critérios e ações capazes de levar o leitor iniciante a valorizar a leitura e a
reconhecê-la como um processo de escuta que conduz a novos horizontes.
É necessário que os
professores avaliem suas práticas, no que se refere á indicação de leituras
para os alunos.O trabalho a partir de
obras legitimadas, com interpretação acompanhada pelo professor através de
avaliações ou atividades valorizadas, na maioria das vezes não leva em conta a
qualidade do texto e todas as suas possibilidades. Ao contrário, restringe a
interpretação a uma série de perguntas e respostas que não ajudam na formação
do leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário