A linguagem exerce
papel preponderante na constituição dos sujeitos, visto que é através dela que
nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre o
micro e macro universo, e estabelecemos nossas relações sócio-afetivas. Apesar
da relevância inquestionável da sua importância para os seres humanos, a
possibilidade de construção da mesma para os surdos, tem sido secularmente
negada, ao privá-los da aprendizagem da Língua de Sinais desde tenra idade.
Esta resistência à Libras, presente tanto no seio familiar das crianças surdas,como na maioria das instituições de ensino, deriva dos mitos e preconceitos quese autoperpetuam em relação aos surdos e a Língua de Sinais. Contudo os estudos
realizados com crianças surdas filhas de pais surdos, as quais têm a
possibilidade de aprenderem a Língua de Sinais como primeira língua, já nos
primeiros contatos com o seu entorno, são conclusivos no sentido de mostrar a
importância da mesma para que estas construam uma linguagem plena e autêntica,
alcançando os mesmos patamares de desenvolvimento do que as crianças ouvintes
inseridas em um ambiente linguístico de modalidade oral-auditiva.
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