segunda-feira, 5 de setembro de 2016

os usos da imagem de Hércules,memória e identidade no mundo romano Resumo by Mário cesar


O artigo investigativo é apoiado na discussão e narrativas da historiografia do personagem Hércules , aborda o seu culto e toda sua trajetória , faz refletir através de análise sua aproximação e distanciamento que os povos da época , os imperadores e governos fazem com esse ícone da história e seu tempo , todo cometário do filho da deusa Acmena apresenta a capacidade que eles tiveram de armazenar o conteúdo suficientes de informação dentro de um contexto alto de ideias de cunho social forte e disseminador que perpetuaram e formaram até mesmo sustentaram os costumes da própria roma. Pois bem na formulação desse resumo buscarei sintetizar cada para proposto no artigo expressando o meu entendimento. Parágrafo por parágrafo.

Os mitos são compostos por um conjunto de narrativas que têm a função de explicar o mundo, de gerar sentido para as pessoas e as comunidade. desde sua criação, o mito na Grécia percorreu através do tempo um longo caminho para chegar à forma que conhecemos hoje. Costuma-se dizer que o mito não se refere a tempo e nem a espaço. A expressão não corresponde à realidade. O mito foi criado num tempo e espaço determinados e em condições específicas. Do mito inicial nasceram outros; e destes mais outros que foram reproduzidos, reformados, modificados, completados e alterados. Estes foram apresentados diferentes ou novos, adaptados às condições de tempo e espaço. Os mitos, portanto, são historicamente constituídos, e expressam a mentalidade e o conjunto de valores de um povo em uma determinada época. E quando há alguma alteração desses valores, ou uma mudança no regime político-social, essas mudanças são em geral captadas pelos mitos, que se modificam para se adaptar a nova realidade daquele povo. Neste caso héracles foi um dos heróis mais populares do mundo antigo , cultuado entres os gregos e romanos , seu mito delimita as avanças entre as terras mais distantes , entre a selvageria , mortalidade e imortalidade , conhecido e desconhecidos e foi apresentando e várias formas. Cada autor oferece sua apropriação, [Rômulo] Ofereceu sacrifícios aos deuses com o rito albano e a Hércules com o rito grego, tal como tinha sido instituído por Evandro. Dizem que depois de ter matado Gerião, Hércules trouxera suas vacas, de admirável beleza, para aquelas paragens. A narrativa de Tito Lívio, é bem concisa ao expor a rápida passagem do herói Hércules na península itálica. Entretanto, podemos observar que a conexão encontrada com o território latino foi justamente a tarefa dos bois de Gérião, um gigante de três cabeças, . Oferecendo a mão direita, Hércules disse que aceitava o presságio e que haveria de cumprir o destino com a construção do altar. La então, pela primeira vez, retirada do rebanho uma vaca de alto valor, foi feito um sacrifício a Hércules (...) (Tito Lívio. História de Roma, 1, VII). Como diria François Hartog : O mito, como amalgama de lendas que fundem e se confundem permite aquele que lhe conta, expressar valores, sentimentos, e por meio de novos indícios validar outros sentidos, ideais ou sonhos. O  que todos os autores falam ou registram se agregam na estória principal. O mito como amalgama de lendas que fundem e se confundem permite aquele que lhe conta , expressar valores , sentimentos , e por meio de novos indícios validar outros sentidos , ideias ou sonhos. E leva o leitor a viajar no contexto historiográfico num visão de tempo que não foge deste e constrói um enredo dentro de um mapa mítico para a cidade dando sentido a tudo e todas as coisas originando uma identidade , falando como é esse mundo que o rodeia , detalhando todas as faces, que com rápidas variações encontramos essa narrativa que inflama o sonho do poderio imperial. Fato e condição que alavancaram muitos povos da época que sonhava com o controle intenso de toda forma de poder , e eles conseguiram ao menos persuadir seus subordinados. Todas as narrativas diferentes das construções  de Hércules são realçadas. Cada formulação se apossou de um modo particular para projetar a imagens do semideus e suas aventuras e buscou explicar como cada povo mais especificamente o imperador buscou assemelhar-se ao próprio heracles para obter vantagens sobre os outros em vários setores e momentos do seu reinado.

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