domingo, 11 de setembro de 2016

O que pensar sobre a política?

Nos tempos atuais em que a tecnologia invadiu os quatros cantos do mundo, podemos dizer que a parcela da população que mais está informada sobre o processo politico em cada esfera social são os jovens e mediante contexto , podemos assim dizer que as pesquisas revelam,. entre outros dados interessantes: que essa turma estão mais informada que os seus pais. além da sua urgência em adentrar o espaço econômico da busca por estabilidade e liberdade, suas contribuições devolve ao seio familiar renda que possibilita influenciar no voto da família e pode até decidir a eleição. as pesquisa  embute outros recados importantes à classe política. primeiro: que a política tem papel fundamental no cotidiano dos brasileiros, segundo: que mesmo diante de tanta injustiça e manipulação há espaço para uma transformação política social que abrangerá todo sistema.terceiro: que analisar passo a passo as opiniões do jovens hoje sobre uma reorganização da forma politiqueira  que atingi recorrentemente o pais é de grande valia nesse processo, embora cada esfera constituinte de sociabilidade age de forma diferente estilizando das mesma regras e como no hoje a família passou a ser considerada um foco de atenção fundamental para a Política de Assistência Social, não podendo ser contraditório o enfoque que nos é apresentado constantemente pelas mídias. seguindo  do pressuposto de que a família deve ser entendida  como uma operação  de múltiplas determinações sócio-históricas, econômicas e culturais em um todo numa  dinâmica, que compreende e a transforma numa instituição entre sociais da mesma arvore genética e cultural advindo de uma identidade que a movimentou desde os primeiros descendentes sendo historicamente condicionada, muitas das vezes a  atos que a torna  articulada e responsavél pelas infinitas complicações inerentes ao meio , consciência , razão e fé dentro de cada um.

sábado, 10 de setembro de 2016

UM DIA ASSIM ( sem controle)

no dia de hoje deparei-me com uma criatura , meio que atônito e cheio de saúde na vida. .mais com poucas esperanças no olhar , como é triste perceber uma pessoa no abismo da dúvida, como é tão forte sentir o que ele transmitia no falar e no gesticular , pois ele demonstrava um ato de solidão,e amargura e dor , ele sentia ciumes da sombra mesmo amando ela mais que a luz solar, não conseguia passar aquele filme a frente ou apaga-lo da sua mente , ele apresentava-se como filme de terror nas piores cenas , em que vítimas erram dilaceradas, talvez nem ele mesmo poderia imaginar tanta energia negativa exalando do seu íntimo e pior, ele não se percebia prejudicando sua pálida alma, angustiando seu pobre e cansado coração, nativo de tanto amor, descendente de um grande sacrífico. porém, ele privilégiado pelas circunstâncias do destino foi tomado pela oração efervescente da amizade e entrando no colapso de sintonia recebia assim algumas palavras em tom de oração ou reza, seja lá como sua crença recebia, e assim poder aos poucos controlar total desconfiança que sentia seu corpo, de achar que estava só , ele foi tomado aos poucos pela calma e paciência além do entendimento sobre o momento passado, e respirou aliviado, mesmo tido ofendido seu bem querer, humildemente buscou desfazer certas palavras justificando toda a contribuição advinda da união que surgiu com esses dois espíritos chamados namorados, porém se algo que caiu faz parte do ciclo da vida , no ciclo sentimento, quando a lagrima cai ela tem função primordial de fazer limpeza dos olhos ,mais quando essa lagrima cai do coração, ela representa a mensagem que esse órgão precisa ser mais cuidado e tratado com os requisitos básicos para viver melhor , sem essas pequenas fatias de decepção e  nem os comprometedores  atos de aflição, ele não merece isso, nem ao menos correr contra o tempo para fazer milagres eliminando e expandindo todas os males aderindo por nossa falta de comprometimento com o nosso bem estar. pois no dia de hoje a auto estima venceu a ignorância do rebaixamento ,venceu as contrariedade que em um momento poderia acabar com uma ou mais vidas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

pensamento do dia...

sempre haverá alguém. haverá sempre alguém para te levantar quando estiver caindo , haverá sempre alguém para caminhar quando a estrada for estreita, haverá alguém sempre que seus medos forem intenso, sempre haverá. por isso nunca diga  cansei, desisto ou não consigo, pois a ordem natural das coisas tem seu preço , tem seu tempo, lugar e momento para acontecer, sempre haverá algo extraordinário a acontecer , e você vai está preparado para receber? você vai poder receber esse momento de portas abertas ?, você vai está preparado para entender e aceitar essa possibilidade de crescer? e se não for você , mais que seja para fazer alguém mais feliz e mais importante para a sociedade . Sempre haverá alguém para ensinar alguma responsabilidade, alguém para dizer não e dizer sim .  Alguém que vai te levar ao céu e outro a perdição, alguém, então não deixe de acreditar , não exite em querer buscar respostas, não pare no meio do caminho, e ao fechar uma porta sempre abra uma janela, não se feche para o mundo, nunca diga não aos que te pedem, não desapareça , nem fuja das responsabilidade, Seja alguém totalmente aberto e apto , ágil e compreensivo, acolhedor e amigo, mesmo quando muitos não acolhe, mesmo quando na dor pareça está só, Sempre haverá alguém para te consolar , mostrar novos horizontes , novos caminhos, mostrar uma nova forma de viver , até mesmo de amar, sempre haverá.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

minha Obra...

HISTÓRIAS DAS RUAS DE SANTA ROSA DE LIMA: MEMÓRIAS E SOCIABILIDADES (1954-2014)
Mário Cesar Menezes[1]
RESUMO
Este artigo trata da história das ruas mais antigas do município de Santa Rosa de Lima, especialmente as situadas na área central dessa cidade. O estudo objetiva interrogar em partes as relações históricas, culturais e sociais que existem nesse fenômeno que são as principais ruas dessa cidade do Vale do Cotinguiba em Sergipe. Há, também, três perspectivas que baseiam a construção e elaboração desse estudo: a regulação estrutural, a constituição histórica desses locais e a contestação social feita através de entrevista com alguns moradores da cidade. Portanto, há no artigo a apresentação de algumas entrevistas realizadas com pessoas idosas dessa cidade onde elas fazem alguns comentários de como essas ruas mais antigas de Santa Rosa de Lima começaram a surgir, inclusive, eles explicam também, como testemunhas oculares dos acontecimentos de sua terra natal, as mudanças de nomes que aconteceram em algumas delas. O estudo mostra que com o crescimento da população houve também a expansão e criação de outras ruas na cidade de Santa Rosa. Com isso, o artigo mostra que o fenômeno das ruas de Santa Rosa de Lima apresenta diversos aspectos sociais, culturais e históricos que até nos dias atuais ainda encontram-se presentes no cotidiano dos moradores dessa cidade.
Palavras-chave: Memória. Espaço urbano. Cotidiano. Sociabilidades. Santa Rosa de Lima.
ABSTRACT
This article deals with the history of the oldest streets in the city of Santa Rosa de Lima, especially those located in the central area of ​​this city. The study aims to examine in part historical, cultural and social relations that exist in this phenomenon are the main streets of this city Cotinguiba Valley in Sergipe. There are also three perspectives that are based on the construction and design of the study: structural adjustment, the historical constitution of these sites and the social protest made through interviews with some residents of the city. So there in the article the presentation of some interviews with elders of that city where they make some comments on how these older streets of Santa Rosa de Lima began to emerge, including, they also explain, as eyewitnesses to the events of his land christmas, name changes that occurred in some of them. The study shows that with the growth of the population was also the expansion and creation of other streets in the city of Santa Rosa. Thus, the article shows that the phenomenon of Santa Rosa de Lima streets has various social, cultural and historical aspects that even nowadays still are present in the daily lives of the residents of this city.
Keywords: Memory. urban space. Daily . Sociability . Santa Rosa de Lima.





[1] Graduando do curso de Licenciatura em História. [Contato: mauricinhosrl@hotmail.com].Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina Prática de Pesquisa, do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, como requisito para obtenção do título de Licenciado em História. Orientador: Prof. Msc. Maria Nely. Co-Orientadora: Profa.Msc. Mislene Vieira dos Santos. 

sobre nós (eu)

somos uma equipe neutra de escritores amadores, somos estudante formando da UFS, somos formados na área da saúde e gostamos muito de história principalmente da micro história, a história local, vamos sempre dialogar sobre isso e resumi texto que são de grande importância para a historiógrafa, inicialmente somos dois a escrever e um terceiro a orientar, somos de uma comunidade estudantil consolidada nas premissas da história que busca estabelece conexão entre as história que compreender o passado trabalhando o presente para melhor formar um futuro promissor para ambas as partes, aqueles que ler e aqueles que se sente na necessidade de contribuir com essa oportunidade de mudança, então venham ler conosco , venha opiniar e fazer melhor esse web site para melhorar as mensagem que por ventura expressa questões que muitos desse já vivenciaram de uma forma que somente eles pode revelar.

e quando chegar a nossa hora de embarcar...

pois bem como é inconcebível nos tempos atuais ainda existi pessoas que não designe um momento para buscar entender o que é a morte,  não necessariamente ser perito no assunto ou ao menos compreender todos os passos que são pertencente a ela , porque nessa passagem aqui nesta terra, estamos em constante contato com ela ,respiramos e se alimentamos ao lado dela, somos um brinquedo, muitas das vezes em suas mãos. e quem de nós sabe quando virá o ladão, e invadir nossos lares, tirar de nós nosso irmão, nossos pais, nosso melhor amigo, poucas vezes fui surpreendido por ela, pois nunca tive medo daquilo que mesmo sem querer sabia que iria acontecer , porque se temos medo dela não devemos nem querer se apaixonar por alguém , ou mesmo se apegar a algo, devido que certa atitude levará a ter certas vontades que levará a ter certos sentimentos, que levará ao platonismo, etc e tal, e quem tem a coragem de assumir seus atos  e dizer que não pensou corretamente nas possibilidades. não seria engano da mente e da alma , que sentiu que o caminho traçado estava errado, mais deixou-se levar pelos desejos mundanos e quando se viu só, descobriu que muitos que a levou ao caminho sem volta nem se quer pensou que um dia estaria no mesmo lugar só que de uma forma totalmente diferente com dores extremamente forte, pois já começa dai o juízo final , começa dai a pagar suas artimanhas e enganação, pois se há no mestre misericórdia e compaixão maior ou igual a tudo isso é sua justiça , estamos falando de reis , quem sem não os historiadores para nos falar bem sobre esse assunto, e não me venha dizer que a morte qual assunto aqui retratado não nos faz medo, sim temos que ter medo dela, não exatamente dela e sim de nós mesmo, pois temos que esta apto para deixamos um bom legado aqui nesta áurea espiritual, que plantamos? o que fizemos em prol de nossa alma? o que fizemos em prol dos outros? bom , nada? tudo? alguma coisa chamada atitude e compaixão, caridade? como é complicado , não fomos treinado a utilizar a cartilha do bom viver, a fazer o exame de consciência todas as noites, mais porém, nosso maior discípulo Jesus, teve e tem a maior chave da humanidade , o amor. Ah ! o amor, ele supera tudo, mata a morte, e preenche os espaços vazio, quem ama nunca morre, quem evangeliza sempre está presente no coração de todos , quem recita caridade torna-se rico e adquiro terras no reino do pai, quem vive pra servi morre sem medo de nunca ter negado um simples favor aos que menos foram favorecido,então antes de morrer viva.para que nunca perca o gosto de morrer  vivendo.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

os usos da imagem de Hércules,memória e identidade no mundo romano Resumo by Mário cesar


O artigo investigativo é apoiado na discussão e narrativas da historiografia do personagem Hércules , aborda o seu culto e toda sua trajetória , faz refletir através de análise sua aproximação e distanciamento que os povos da época , os imperadores e governos fazem com esse ícone da história e seu tempo , todo cometário do filho da deusa Acmena apresenta a capacidade que eles tiveram de armazenar o conteúdo suficientes de informação dentro de um contexto alto de ideias de cunho social forte e disseminador que perpetuaram e formaram até mesmo sustentaram os costumes da própria roma. Pois bem na formulação desse resumo buscarei sintetizar cada para proposto no artigo expressando o meu entendimento. Parágrafo por parágrafo.

Os mitos são compostos por um conjunto de narrativas que têm a função de explicar o mundo, de gerar sentido para as pessoas e as comunidade. desde sua criação, o mito na Grécia percorreu através do tempo um longo caminho para chegar à forma que conhecemos hoje. Costuma-se dizer que o mito não se refere a tempo e nem a espaço. A expressão não corresponde à realidade. O mito foi criado num tempo e espaço determinados e em condições específicas. Do mito inicial nasceram outros; e destes mais outros que foram reproduzidos, reformados, modificados, completados e alterados. Estes foram apresentados diferentes ou novos, adaptados às condições de tempo e espaço. Os mitos, portanto, são historicamente constituídos, e expressam a mentalidade e o conjunto de valores de um povo em uma determinada época. E quando há alguma alteração desses valores, ou uma mudança no regime político-social, essas mudanças são em geral captadas pelos mitos, que se modificam para se adaptar a nova realidade daquele povo. Neste caso héracles foi um dos heróis mais populares do mundo antigo , cultuado entres os gregos e romanos , seu mito delimita as avanças entre as terras mais distantes , entre a selvageria , mortalidade e imortalidade , conhecido e desconhecidos e foi apresentando e várias formas. Cada autor oferece sua apropriação, [Rômulo] Ofereceu sacrifícios aos deuses com o rito albano e a Hércules com o rito grego, tal como tinha sido instituído por Evandro. Dizem que depois de ter matado Gerião, Hércules trouxera suas vacas, de admirável beleza, para aquelas paragens. A narrativa de Tito Lívio, é bem concisa ao expor a rápida passagem do herói Hércules na península itálica. Entretanto, podemos observar que a conexão encontrada com o território latino foi justamente a tarefa dos bois de Gérião, um gigante de três cabeças, . Oferecendo a mão direita, Hércules disse que aceitava o presságio e que haveria de cumprir o destino com a construção do altar. La então, pela primeira vez, retirada do rebanho uma vaca de alto valor, foi feito um sacrifício a Hércules (...) (Tito Lívio. História de Roma, 1, VII). Como diria François Hartog : O mito, como amalgama de lendas que fundem e se confundem permite aquele que lhe conta, expressar valores, sentimentos, e por meio de novos indícios validar outros sentidos, ideais ou sonhos. O  que todos os autores falam ou registram se agregam na estória principal. O mito como amalgama de lendas que fundem e se confundem permite aquele que lhe conta , expressar valores , sentimentos , e por meio de novos indícios validar outros sentidos , ideias ou sonhos. E leva o leitor a viajar no contexto historiográfico num visão de tempo que não foge deste e constrói um enredo dentro de um mapa mítico para a cidade dando sentido a tudo e todas as coisas originando uma identidade , falando como é esse mundo que o rodeia , detalhando todas as faces, que com rápidas variações encontramos essa narrativa que inflama o sonho do poderio imperial. Fato e condição que alavancaram muitos povos da época que sonhava com o controle intenso de toda forma de poder , e eles conseguiram ao menos persuadir seus subordinados. Todas as narrativas diferentes das construções  de Hércules são realçadas. Cada formulação se apossou de um modo particular para projetar a imagens do semideus e suas aventuras e buscou explicar como cada povo mais especificamente o imperador buscou assemelhar-se ao próprio heracles para obter vantagens sobre os outros em vários setores e momentos do seu reinado.